sábado, 3 de maio de 2014

Museu da TAM

Oi oi pessoal .. como estão?

Como havia prometido há alguns posts, hoje vou falar um pouquinho da visita que fiz com colegas de curso, ao Museu da Tam.

Bora lá ...

Localizada em São Carlos , já na Rodovia é fácil chegar ao local, pois há muitas placas indicando o caminho.
Logo na entrada, fomos recebidos por inúmeras placas de SEJA BEM VINDO em diversos idiomas, com o logo e a cor da TAM. E mais a frente precisamos nos identificar para um segurança, o que indica que não é possível entrar sem identificação. Do carro, já era possível ver as inúmeras aeronaves estacionadas ao lado do museu, no centro de manutenções da TAM. O Museu conta  com um estacionamento médio.
E ainda passamos por baixo de uma espécie de viaduto, que na verdade é uma pista de taxiamento, onde as aeronaves se andam após o pouso, até chegar ao centro de manutenção ao lado.

























Fomos recebidos na entrada principal (que é linda por sinal, imita um saguão de aeroporto, com os painéis, o balcão de check in e até a esteira de malas e com uma aeronave 'pendurada' acima de nossas cabeças), por uma das monitoras que o museu oferece. 



















Primeiramente, ela nos levou para conhecer na área externa ao lado do museu propriamente dito -de longe, pois é uma área restrita - o centro de manutenção, onde é possível ver aeronaves sendo consertadas, e verificadas principalmente para efeito de prevenção.
Vale ressaltar que aeronaves de outras companhias passam por manutenção nesse local, e não somente as da TAM, e para isso basta contratar o serviço.



Após isso, voltamos novamente para o interior do Museu, onde entramos un túnel que contava a história da aviação desde o seu início, quando o homem pensou pela primeira vez em voar. 
Logo fomos recebidos por uma parede cheia de nuvens, e no chão um piso com uma vista aérea, como se estivéssemos literalmente no céu.









(Como faz pra comprar um papel de parede desses?)












                                      O piso é sensacional.Vista aérea de Congonhas-SP



Mais a frente, miniaturas e réplicas de diversas aeronaves são expostas. Desde os primeiros projetos de máquinas que não tiveram sucesso até as mais atuais como Boeing e Airbus.
E enquanto admiramos cada peça, a monitora vai explicando e falando de cada uma delas, abrindo espaço para comentários e dúvidas.
Além disso, esse túnel conta com sistemas multimídias, com televisores, sons, painéis  com fotos de aeronaves e histórias de cada um dos aviões.


























Conhecemos a teoria de quem foi o inventor do primeiro avião, Santos Dumont que é considerado como tal pelos brasileiros e franceses pois o 14 Bis voou em Paris por meios próprios, sem artifícios externos em 1906, enquanto acredita-se até hoje que o projeto dos irmãos Wright, só voava  através de trilhos e catapultas nas operações de decolagem, sendo assim necessário outros meios para que saísse do chão, em 1903, três anos antes.
Há quem acredite que Santos Dumont copiou a ideia dos irmãos Wright, porém muita gente descarta essa possibilidade, uma vez que os irmãos faziam seus projetos sem que ninguém soubesse, para evitar que alguem copiasse. E há quem acredite que os irmãos Wright tenham criado o primeiro avião (que mesmo assim não deixa de ser uma máquina que voa) , e que Santos Dumont tenha inventado o primeiro avião capaz de sair do chão sozinho, o que acaba sendo mérito para os três.
Ao final, entramos numa espécie de cinema, onde é passado um filme curto, que fala principalmente do Comandante Rolim, idealizador do Museu e anteriormente  Presidente da TAM Linhas Aéreas.


Após isso, fomos para um galpão enorme, onde estão expostos as mais de 90 aeronavesem tamanho real, e muitas delas ainda em condições de voo, desde aviões militares,  de caça, dentre outros, e um Fokker 100  que inclusive é aberto a visitação, onde os visitantes podem entrar, se sentar nas inúmeras poltronas, conhecer os locais onde dificilmente vemos quando estamos viajando, dentre eles as chamadas galleys (ou a cozinha do avião);é possível sentar na poltrona dos comissários e entrar nos banheiros; o único local onde não é possível entrar é a cabine de comando, que é fechada por um vidro, uma pena, pois grande parte dos visitantes senão todos, gostariam de pelo menos uma vez na vida, se sentarem na cadeira do comandante.





























Além disso, existe uma exposição dos uniformes de comissárias de várias partes do mundo ao longo dos anos, desde os Estados Unidos, China , África do Sul, França dentre outros. (Ao todo, haviam 12 uniformes expostos).








Ainda é possível fazer compras e trazer uma recordação antes de voltar pra casa, já que existe a loja dentro do Museu, onde podemos encontrar desde camisetas, mochilas, chaveiros, até miniaturas de aeronaves, bonés, canecas, broches e outros objetos para os apaixonados pela aviação.




















Também existe um pequeno restaurante que serve almoço, lanches, bebidas e sorvetes.




Dentro do galpão, há um mini túnel interativo, que conta toda a vida do Comandante Rolim, desde seu nascimento, até seu ingresso na aviação na cidade de Marília, seu casamento, sua ascensão na Tam, até ser tornar o presidente da Companhia. Telas sensíveis ao toque, mostravam seus familiares dando entrevistas, vídeos antigos de comerciais com o comandante, enfim, toda a sua trajetória, incluindo fotos em painéis e frases citadas por ele.



E por último mas não menos importante, existe o Espaço Tam Kids com brinquedos para os pequenos, jogos, e várias atividades para o público infantil, e os papais podem brincar junto com seus filhos, e o espaço conta com toda a caracterização do mundo da aviação.





O único ponto negativo sob o meu ponto de vista é a localização, pois fica a 250 Km de São Paulo, aproximadamente 4 horas, o que acaba sendo um pouco complicado e cansativo para quem reside na capital de SP e no litoral, sendo mais próximo apenas de quem mora no interior.
É necessário um certo planejamento para chegar logo que o Museu abre, caso contrário não dará pra aproveitar tudo que ele oferece. Também é importante se levar em consideração os gastos com combustível, e com pedágios (que são muitos, se incluirmos ida e volta).

O preço para visitação é justo, até 6 anos de idade o ingresso é gratuito, professores, estudantes, de 7 a 12 anos e de 60 a 65 anos com documento comprobatório o valor é 
R$12,50. Para adultos  o valor é R$ 25,00.
O Museu Tam funciona e quarta a domingo, das 10h às 16h, porém as entradas são permitidas somente até às 15h.

Além de um passeio agradável para se fazer com a família, ou com os amigos apaixonados pela aviação, o Museu é uma ótima oportunidade para aprender como foi o surgimento de todo esse universo com asas, perceber como a aviação se desenvolveu de forma rápida ao longo dos anos, descobrir como surgiu uma das maiores companhias aéreas do Brasil, que cresce a cada dia, e finalmente paramos para pensar como seria o mundo se há tantos  anos, um homem não tivesse inventado essa máquina capaz de voar. Realmente vale muito a visita.


Outras fotos:






Torre de controle












                                                                                                       Antigamente










Atualmente







                             Ingresso












E é isso .. espero que tenham gostado do post de hoje. Um beijo e um ótimo fim de semana à todos.
Até breve :D



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