terça-feira, 4 de junho de 2013

Delícias

Boa noite!!

Hoje vou escrever um pouquinho sobre uma das coisas que eu mais gosto .. COMIDA kkkk.

Acho que por influência da minha mãe, que me ensinou a cozinhar desde os meus 11 anos, que eu adoro comer e cozinhar. Posso não ser a chefe de cozinha, mas sei me virar e modéstia à parte, muito bem :D

Normalmente faço o básico, a típica comida de brasileiro, o arroz branco, feijão, bife e batata frita .. que fala a verdade, é bom demaaaais.



Mas eu também gosto de variar de vez em quando .. uma massa sempre cai bem, seja lasanha, nhoc ou uma bela macarronada com muito molho e queijo.

E olha só, também amo um yakisoba com bastante molho shoyu, legumes e frango ou carne. Huumm .. deu até água na boca.
















Agora, nesse friozinho que está fazendo em São Paulo, não tem nada melhor que uma sopinha bem quentinha, bem cremosa e bem temperada. Eu amo sopas, praticamente todas, de legumes, feijão, ervilha, canja, caldo-verde, ah  o caldo-verde .. meu queridinho.
E como ele é um dos meus caldos preferidos .. vou postar a minha receitinha pra vcs!!

RECEITA DE CALDO VERDE

Ingredientes:

1 quilo de batatas
1 maço de couve
1 cebola grande
1 cabeça de alho
1/2 pimentão verde
1 e 1/2 caldos de carne
Água o suficiente
2 gomos de calabresa
Um pedaço grande de bacon
Óleo o quanto for necessário
Azeite à gosto
Sal se for necessário
Temperos opcionais à gosto (salsa desidratada, molho shoyu, molho de alho, etc)
Salsinha, cebolinha e coentro à gosto

Modo de fazer: 

Comece descascando as batatas e cortando em pedaços. Corte a cebola e o pimentão em cubos e esprema o alho .. corte a couve bem fininha.
Coloque a cebola, pimentão e o alho numa panela com óleo e deixe dourar. Depois acrescente o caldo de carne, e as batatas cortadas .. logo em seguida acrescente a água até cobrir (eu já faço na panela de pressão porque é bem mais rápido), coloco um pouco dos temperos opcionais, azeite e fecho a panela.
Deixo uns 15 minutos na pressão e apago o fogo; normalmente esse tempo é o suficiente pra deixar as batatas bem cozinhas e molinhas.
Enquanto a panela está no fogo, corto a calabresa e o bacon em
cubos e frito em outra panela à parte e reservo.
Depois que as batatas estiverem cozidas, eu utilizo um Mix de alimentos pra bater as batatas, na própria panela mesmo, só tomando cuidado com o caldo que está bem quente, caso espirre. Mas se não tiver o mix, pode colocar tudo no liquidificador e bater (acho bem mais prático do que usar o espremedor de batatas, que faz uma sujeira danada e ainda corre o risco da gente se queimar, porque se deixar a batata esfriar, ela fica mais dura) .. por isso é importante deixar as batatas bem moles, quase desmanchando, isso facilita muito.
Depois de batidas, vai virar um creme amarelo, nesse momento é a hora de experimentar o sal. Feito isso, volte a panela com o creme ao fogo, e acrescente a couve cortada, e a calabresa com o bacon já fritos; deixe o fogo baixo até apurar.
Uns 10 minutos mais ou menos, e o caldo verde está prontinho.
Sirva com azeite, a salsinha, cebolinha e coentro, e torradinhas que vai ser um sucesso.

Rende uma panela de pressão bem cheia, o que aqui em casa dá uns 7, 8 pratos.

(Na receita original usa-se o paio, mas eu nunca fiz com esse ingrediente, apesar de já ter comido fora e ser bem gostoso, mas em casa mesmo eu uso a calabresa que sempre tem à mão ...
Deu pra ver que eu curto alho né? Pra mim comida tem que ter alho pra dar tempero; mas daí é só diminuir a quantidade, e alterar ingredientes e quantidades).

Espero que tenham gostado. E bom apetite :)

Fiquem com Deus e até mais.

(Comentem por favor, pra eu saber se tem alguém lendo, obrigada).



Nenhum comentário:

Postar um comentário